Publicado por: falmeida222 | Outubro 19, 2010

Questionários online para todos os gostos!!!

“Perguntar nunca foi tão fácil”, é a promessa feita por um dos serviços que recomendamos, mas aplica-se na perfeição à ideia que subjaz a toda a selecção de hoje. Para isso, escolhemos algumas ferramentas gratuitas e disponíveis online que prometem ajudar os leitores do TeK a obterem respostas a tudo aquilo que sempre quiseram perguntar mas não sabiam bem como.

A perspectiva (feliz ou infelizmente) ainda só cobre a parte logística: damos-lhe sugestões de serviços que lhe permitem estruturar ou colocar em prática diversos tipos de inquéritos – a respeito da forma como vai elaborar as questões, já terá de se desenvencilhar sozinho.

Com um universo maior ou menor de inquiridos, com um propósito sério, a título profissional ou por mero lazer… ou curiosidade mórbida, apresentamos-lhe cinco sites a partir dos quais poderá organizar perguntas e respostas para enviar a quem bem entender. Um deles – mais vocacionado para a interacção numa lógica de rede social – inverte a lógica e começa por colocar o utilizador na pele do entrevistado.

O Survs é “uma aplicação web colaborativa que permite construir, distribuir e analisar inquéritos online”, diz-se a respeito do primeiro serviço do leque de hoje – a respeito do qual convém, desde logo, referir que, embora suporte perguntas em vários idiomas, a gestão de todo o processo de questionário está apenas disponível em inglês.

Entre as vantagens apontadas está a possibilidade de vários utilizadores acederem aos documentos e resultados e gerirem os dados, trabalhando de forma colaborativa no questionário, bem a disponibilização de monitorização e análise em tempo real das respostas recebidas.

O site apresenta várias modalidades de uso do Survs, sendo que a gratuita tem, como seria de esperar algumas limitações, como sejam o número de perguntas a incluir no questionário (até 10) e o número de respostas (até 200) – um quadro comparativo de funcionalidades suportadas está disponível aqui.

Na mesma lógica de funcionamento, mas sem a vertente colaborativa, está também acessível com total suporte na Web (e portanto sem necessidade de downloads) o Survey Monkey. À semelhança do Survs, trata-se de uma plataforma que oferece diversos tipos de “contas”, sendo uma delas totalmente gratuita.

Aqui podemos contar com sugestões de modelos de questionários (até 15 tipos a personalizar pelo utilizador), inquéritos com até 10 questões, um limite de 100 respostas por questionário e recursos como a validação/exigência de resposta e análise em tempo real dos resultados.

A gestão da utilização do serviço em português (do Brasil) e a possibilidade de receber as respostas por email e weblink são outras das possíveis vantagens do serviço, cuja utilização também pode ser feita com recurso a uma conta no Google ou Facebook. Com um universo de destinatários que vai dos particulares às grandes empresas, o serviço como com uma lista de clientes onde figuram nomes como o Facebook, Roche, Cabovisão ou o Banco Best, garante o site.

Para quem prefere o software livre e as propostas desenvolvidas pela sua comunidade, o Lime Survey pode ser a resposta – passe o trocadilho. Totalmente gratuito e assegurando a compatibilidade com Linux, Unix, Windows e Mac, o serviço oferece um número ilimitado de questionários, perguntas e participantes e suporte a mais de cinquenta idiomas, garante a página oficial.

Garantidas ficam também a navegação no site e gestão dos processos em português (do Brasil), num serviço cuja utilização implica o download da ferramenta para o desktop. Entre os recursos disponibilizados incluem-se ainda 20 tipos diferentes de questões, imagens e add-ons com templates de perguntas, exemplos de questionários e diferentes layouts para o inquérito. Vantagem será ainda a possibilidade de recorrer ao fórum da comunidade para pedir ajuda sobre dificuldades na utilização do software.

Ainda nos meandros do software de código aberto vale a pena conferir a ferramenta oferecida pela Google, que integrada nos seus Google Docs assegura a possibilidade de criar questionários a partir da plataforma baseada na Web.

O sistema é simples e está integralmente disponível na língua portuguesa, bastando aceder ao serviço na nuvem com a sua conta Google e solicitar a criação de um novo documento do tipo “formulário” – como fizemos abaixo. Depois acrescentam-se as perguntas que nos pareçam pertinentes e faz-se a selecção do “tipo” de respostas que pretendemos para a questão – que pode ser de escolha múltipla, graduação ou “sim ou não”, por exemplo.

Os recursos – todos gratuitos – incluem vários “temas” para os inquéritos, a possibilidade de publicar os questionários online, incorporá-los em páginas Web ou enviá-los por email. Também as respostas e análises de resultados podem ser consultadas online e recebidas por correio electrónico.

Para o fim deixámos uma proposta destinada a quem procura uma ferramenta mais vocacionada para a troca de informações entre e sobre amigos.

Oferecendo integração com diversas redes sociais e listas de contactos em serviços como o Twitter, Facebook, MySpace, Gmail, Yahoo, Tumblr e WordPress, por exemplo, o Formspring afirma-se como um recurso mais vocacionado para o lazer e permite a criação de perguntas e sua publicação tanto no site do serviç o – cujo layout se aproxima ao do Twitter, como nas redes sociais às quais o utilizador solicite a associação da conta.

Quando faz a adesão ao Formspring, o internauta é convidado a associar os seus contactos nos seus serviço e pedir aos seus amigos que lhe enviem perguntas, mas também pode optar por responder a perguntas formuladas pelo serviço, cujos temas são marcadamente de índole pessoal – como se pode constatar no exemplo que nos foi proposto e que reproduzimos abaixo.

Estas são apenas algumas das possibilidades disponíveis online a custo zero e capazes de dar uma mãozinha a quem está a precisar de uma abordagem estatística a determinado assunto… ou a quem tenha simplesmente uma curiosidade acima da média e algum tempo livre.

Fonte:  tek.sapo.pt

About these ads

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Categorias

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: