Publicado por: falmeida222 | Abril 29, 2009

Dicas para aumentar a autonomia do seu Portátil

Nem sempre é possível utilizar o computador ligado à corrente. Quando não existem tomadas por perto, não há outro remédio que não seja usar a bateria do computador. Caso estejamos a falar de máquinas especiais o mais normal é que o portátil ofereça 2h30 a 3h00 de autonomia.

8dbfca9cb9

Para ultrapassar esta restrição, temos apenas duas opções: ou adquirimos uma segunda bateria ou um dispositivo como uma Universal Notebook Battery de fabricantes como a APC, que aumenta a autonomia de um portátil convencional para cerca de oito horas, ou alteramos as definições de gestão de energia (por software) do equipamento. Vamos concentrar-nos na segunda opção!

Compromisso a cumprir entre desempenho e autonomia.

Não há milagres neste campo: se quiser ver os seus e-mails num ecrã com mais luminosidade enquanto ouve música no Windows Media Player, então a bateria do seu laptop irá durar menos do que se consultasse o Outlook sem música e com um ambiente de luz menos generoso.

imagem_portatil_quad_core

Dicas práticas para reduzir o nível de consumo da sua máquina.

1) Tem um rato USB ligado à porta, mas não o está a utilizar? Desligue-o. Sabe que o computador está a fornecer energia a este aparelho através da porta USB, mesmo que ele não esteja a seu usado?

2) Faça uma desfragmentação regular do disco rígido (enquanto ligado à corrente). Quanto mais depressa funcionar o disco, menos tempo gasta a trabalhar e a sobrecarregar a sua bateria.

3) Diminua a luminosidade do ecrã, já que este é responsável por grande parte do consumo. Geralmente, existe um atalho de teclas para executar esta tarefa.

4) Elimine programas desnecessários. Aplicações como o iTunes, o Winamp ou o Daemon Tools devem ser paradas, caso não as esteja a usar. Recorra ao gestor de tarefas.

5) Acrescente memória RAM, de forma a que a memória virtual do computador seja “poupada”. Os módulos de RAM vão consumir mais energia, é certo, mas compensa, caso use aplicações que precisem muito da memória virtual.

6) Use o disco em vez da drive óptica, uma vez que estes segundos dispositivos são consumidores exigentes de bateria. E que tal usar programas de drives virtuais como o Alcohol 120%?

7) Utilize a bateria. Não a deixe totalmente carregada num estado de não utilização. Depois de a carregar, use a máquina pelo menos de duas em duas semanas.

8 ) Hibernação em vez de Suspensão. É simples: a Hibernação permite poupar mais energia do que o modo de Suspensão, embora não seja tão útil.

9) Não desempenhe várias tarefas simultaneamente. Se tiver o leitor de e-mail e a folha de Excel abertos, não oiça música e navegue na Net. Ao distribuir recursos, vai fazer com que a bateria se esgote mais rapidamente.

10) Altere as opções de energia.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: