Publicado por: falmeida222 | Maio 23, 2009

Astronautas bebem urina reciclada pela primeira vez

A tripulação da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) bebeu quarta-feira pela primeira vez água conseguida através da reciclagem do suor e urina dos astronautas.

ISS_on_20_August_2001

«A missão de controlo da Nasa autorizou a equipa de astronautas da Expedição 19 a beber a água purificada pelo novo sistema de reciclagem da estação», refere a agência em comunicado.

cd225189d706f3aa0a419bb6371b46c6A urina foi reciclada pela «Water Recovery System» (Sistema de Recuperação da Água), um aparelho que custou 180 milhões de euros 250, e que ali foi instalado.Vinte litros de urina reciclada foram trazidos à Terra em Novembro, do ano passado, para análise.

Os fluidos corporais dos astronautas, e também os dos ratos de laboratório que se encontram na nave, são movidos para um tanque, onde são fervidos e o vapor resultante recolhido. O vapor de água é depois misturado com água de ar condensado e filtrada.

Os astronautas festejaram o sucesso da reciclagem brindando em directo com o Centro Espacial em Houston. “Estamos prontos para brindar com um pouco de ‘café de ontem’ com vocês” disse, a partir de Houston Don Pettit, um ex-tripulante da Endeavour que ajudou a reparar o sistema de reciclagem. Após o primeiro golo, Barratt afirmou que o sabor era “excelente”.

«As análises mostraram que a água era saudável e potável», refere a Nasa, que autorizou o consumo do líquido, após a verificação de uma válvula da máquina.

A reciclagem da água é essencial para duplicar a capacidade de hospedagem da ISS, que chegará a seis ocupantes permanentes. A máquina permite reciclar 6,8 toneladas de água potável por ano.

«Este é o género de tecnologia que nos levará à Lua e até mais longe», declarou o astronauta americano Mike Barratt, após brindar com os companheiros da ISS, o comandante russo Guennadi Padaka e o japonês Koichi Wakata.


Responses

  1. Não é a primeira vez. Eles sempre beberam a urina filtrada.

  2. Caro Pedro, o artigo não é exaustivo e como tal a simplicidade pode incorrer em erros a tal inerentes. Penso que se pode depreender que o post se refere ao novo sistema de reciclagem da estação. Daí que nos refiramos como sendo a primeira vez, desta nova versão! Abraço e agradeço a participação!


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: