Publicado por: falmeida222 | Maio 26, 2009

Nasa vai voltar à Lua em Junho

A 17 de Junho recomeça a conquista da Lua com o lançamento de dois satélites orbitais. Em 2020, a NASA prevê o regresso de astronautas e a construção de uma base lunar.

Lunar Reconnaissance Orbiter

Lunar Reconnaissance Orbiter

A Agência Espacial Norte-Americana já começou a preparar o lançamento de dois satélites que vão orbitar em torno da Lua.

Estes dois “batedores espaciais” terão por missão captar e enviar imagens e dados relacionados com a superfície lunar, que poderão ser úteis para a análise de locais adequados a uma futura aterragem de um vaivém tripulado de astronautas.

O lançamento dos dois satélites (um conhecido como Lunar Reconnaissance Orbiter e outro como Lunar Crater Observation and Sensing ) faz parte um projecto de maior dimensão que contempla o envio de astronautas e a instalação de uma base no satélite natural da Terra.

Os satélites vão permitir o envio de imagens com “resoluções de um metro” (cada pixel contém uma imagem de um metro quadrado).

O satélite Lunar Reconnaissance Orbiter está equipado com um conjunto de sete instrumentos que vão permitir criar mapas 3D de alta resolução, informa a Computerworld.

Com estas ferramentas, os investigadores da Nasa acreditam que este satélite, que vai circular a 50 quilómetros da Lua, pode ajudar a fornecer informação útil para localizar recursos naturais ou confirmar a existência de água nos pólos lunares. Este satélite também pode fornecer informação útil para apurar os efeitos que as radiações lunares podem ter na saúde dos astronautas.

O satélite Lunar Crater Observation and Sensing tem em vista a recolha de informação sobre crateras que não são iluminadas pelo Sol e ainda a busca de indícios da existência de minerais no subsolo lunar.

A reconquista da Lua está agendada para o ano 2020. Desta feita, os homens não deverão estar sozinhos – actualmente, a NASA já está a estudar o desenvolvimento de robôs com as dimensões de cortadores de relva que podem ajudar à construção da futura base lunar.

Fonte: Exame informática


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: