Publicado por: falmeida222 | Junho 3, 2009

Impressionismo

O Impressionismo foi uma tendência estilística que dominou a pintura, sobretudo francesa, no último quartel do século XIX. Anti-académico e anti-romântico, o Impressionismo preparou o caminho para todas as manifestações artísticas que se lhe seguiram, e teve em Manet, Monet, Renoir, Píssarro, Sisley, Morisot, Degas, Brazille, Boudin, Cassatt, Cézanne, Gauguin, Seurat, Signac, Lautrec e Van Gogh os seus principais representantes.

Claude Monet

Claude Monet

A denominação impressionismo tinha de início cunho pejorativo, e foi utilizada por um crítico de arte, Louis Leroy, para designar a espécie de arte que pudera ver na primeira colectiva da Société Anonyme des Artistes Peintres, Sculpteurs et Graveurs, realizada entre 15 de Abril e 15 de Maio de 1874 em Paris (Lê Charivari, 25 de Abril de 1874). Derivava do nome de um quadro de Claude Monet então exposto: “Impressiona u Soleil Levant” (1874).

Claude_Monet_Impression_soleil_levant_1872

Claude_Monet_Impression_soleil_levant_1872

Os autores impressionistas não  se preocupavam com os preceitos do Realismo ou da academia. A busca pelos elementos fundamentais de cada arte levou os pintores impressionistas a pesquisar a produção pictórica não estando  interessados em temáticas nobres ou no retrato fiel da realidade, mas em ver o quadro como obra em si mesma. A luz e o movimento utilizando pinceladas soltas tornam-se o principal elemento da pintura, levando a que geralmente as telas fossem pintadas ao ar livre para que o pintor pudesse capturar melhor as nuances da natureza.
A emergente arte visual do Impressionismo foi logo seguida por movimentos análogos em outros meios quais ficaram conhecidos como, música impressionista e literatura impressionista.


Para Camille Mauclair, pode o Impressionismo ser sintetizado em poucas palavras: “reacção contra o espírito greco-latino e contra a organização escolástica da pintura”. Na verdade, o conceituar da tendência é bastante difícil, a não ser que aceitemos a definição sumária de um artista, Eugène Boudin, que se acha por assim dizer, na origem mesma do movimento: “movimento que leva a pintura ao estudo da luz plena, do ar livre e da sinceridade na reprodução dos efeitos do céu”.

Características do Impressionismo

Orientações Gerais que caracterizam a pintura impressionista:

  • A pintura deve mostrar as tonalidades que os objectos adquirem ao reflectir a luz do sol num determinado momento, pois as cores da natureza mudam constantemente, dependendo da incidência da luz do sol.
  • É também com isto uma pintura instantânea(captar o momento), recorrendo, inclusivamente à fotografia.
  • As figuras não devem ter contornos nítidos pois o desenho deixa de ser o principal meio estrutural do quadro passando a ser a mancha/cor.
  • As sombras devem ser luminosas e coloridas, tal como é a impressão visual que nos causam. O preto jamais é usado em uma obra impressionista plena.
  • Os contrastes de luz e sombra devem ser obtidos de acordo com a lei das cores complementares. Assim um amarelo próximo a um violeta produz um efeito mais real do que um claro-escuro muito utilizado pelos academicistas no passado. Essa orientação viria dar mais tarde origem ao pontilhismo
  • As cores e tonalidades não devem ser obtidas pela mistura das tintas na paleta do pintor. Pelo contrário,devem ser puras e dissociadas no quadro em pequenas pinceladas. É o observador que, ao admirar a pintura, combina as várias cores, obtendo o resultado final. A mistura deixa, portanto, de ser técnica para se tornar óptica.
  • Preferência pelos pintores em representar uma natureza morta ao invés de um objeto

Orientações Gerais que caracterizam o impressionista:

  • Rompe completamente com o passado.
  • Inicia pesquisas sobre a óptica/ efeitos(ilusões) ópticas.
  • É contra a cultura tradicional.
  • Pertence a um grupo individualizado.
  • Falam de arte, sociedade, etc: não concordam com as mesmas coisas porém discordam do mesmo.
  • Vão pintar para o exterior, algo bastante mais fácil com a evolução da indústria, nomeadamente, telas com mais formatos, tubos com as tintas, entre outras coisas.
  • Grande influência da fotografia no impressionismo e vice-versa.
  • No impressionismo, a pintura destacada foi responsável pelo movimento das formas nas artes plásticas com Luz Solar desenvolvido entre 1860 a 1980 na França.

Alguns Artistas :
Os Impressionistas
Camille Pissarro (1830-1903)
Edgar Degas (1834-1917)
Alfred Sisley (1839-1899)
Claude Monet (1840-1926)
Frédéric Bazille (1841-1870)
Pierre-Auguste Renoir (1841-1919)
Berthe Morizot (1841-1895)
Gustave Caillebotte (1848-1894)

Os Néo-Impressionistas (pointillistes)
Georges-Pierre Seurat (1859-1891)
Paul Signac (1863-1935)
Henri-Edmond Cross (1856-1910)

Os Pós-Impressionistas
Paul Cézanne (1839-1906)
Paul Gauguin (1848-1903)
Vincent Van Gogh (1853-1890)

Anúncios

Responses

  1. adoro clude monet minha professora é uma grande fã dele professora oliacy meu projeto da quarta-unidade é sobre ele

  2. Eu estou pesquisando na web,pois sou escritor e fiz uma referência ao pintor impressionista Claude Monet,no meu conto: “O rei do maracujá”,já que minha história tem como cenário de fundo, luz e movimento.Sou,definitivamente,um escritor visual.

  3. Só estou imteressado, por que tenho que fazer um trabalho sobre ele.

  4. Texto muito bom, com informç~es bem claras a cerca do impressionismo. Obrigado, ajudou muito!


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: