Publicado por: falmeida222 | Julho 28, 2009

Intel que se cuide: Biólogos criam computadores bacterianos, capazes de resolver problemas matemáticos

Uma equipa de biólogos norte-americanos construiu um “computador vivo”, no sentido mais literal do termo. Com bactérias geneticamente modificadas, criaram computadores capazes de resolver problemas matemáticos complexos, mais rapidamente que qualquer sistema electrónico.

Um cluster de bactérias E. coli

Um cluster de bactérias E. coli

A equipa adicionou genes a bactérias Escherichia coli, transformando-as em computadores bacterianos capazes de resolver um enigma matemático que os investigadores apelidaram de Problema do “Hamiltonian Path”.

O objectivo era viajar pelas dez maiores cidades do Reino Unido, começando por Londres (número 1) e acabando em Bristol (número 10), pela mais curta rota possível.

O problema, aparentemente simples, é surpreendentemente difícil de resolver, uma vez que há cerca de 3,5 milhões de rotas possíveis. Um computador tradicional experimenta uma a uma, até encontrar a mais curta.  Já um feito de bactérias consegue olhar para todas em simultâneo.

A investigação teve com base outra experiência feita o ano passado, apelidada de “o problema das panquecas queimadas”, no qual havia uma pilha de panquecas de diferentes tamanhos, cada uma com uma face dourada e outra queimada. O objectivo era ordenar a pilha de forma a que as maiores panquecas ficassem por baixo e todas elas com os lados dourados para cima.

Na investigação, os biólogos utilizaram fragmentos de ADN como panquecas e adicionaram genes de um tipo diferente de bactéria.

A programação bacteriana está, desta forma, a deixar para trás a tradicional, ganhando ainda o potencial de gerar “processadores” capazes de se auto-reparar.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: