Publicado por: falmeida222 | Agosto 19, 2009

Internet espalha mitos sobre a gripe A

O medo da gripe A está a criar alarme um pouco por todo o mundo e a Internet é cada vez mais um meio utilizado para propagar o pânico. Especialistas vêem agora desmistificar as dúvidas que possam surgir a partir da desinformação.

235

«Vacina assassina»

Um  rumor que corre pela Internet refere-se ao Tamiflu, um antiviral utilizado no tratamento da gripe A. Um e-mail que circula na rede diz que a vacina contra a nova gripe é uma forma de fazer um «genocídio em massa do planeta».

Acontece que o erro passa pela associação do nome Tamiflu à nova vacina. Segundo o e-mail, a vacina, seria fatal por conter substâncias tóxicas, o mercúrio e o óleo de esqualeno. Acontece que estas duas substâncias além de serem seguras, são utilizadas noutras vacinas, como explicou Edimilson Migowski.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a substância óleo de esqualeno é inclusive utilizada como aditivo nas vacinas contra os vírus influenza, aumentando a resposta imune do organismo.

Chá de erva-doce cura a gripe A

Mais um e-mail que circula, sugere a erva-doce para combater a gripe A em vez do Tamiflu. A verdade é que o Tamiflu contém um princípio activo retirado de uma especiaria chamada de «anis estrelado», encontrada na China.

Uma vez que a mesma não existe no Brasil, como opção, o mail sugere que as pessoas utilizem erva-doce, que teria o mesmo princípio activo. Segundo o médico Edimilson Migowski isso não é verdade.

Sem se pronunciar a respeito das mensagens que circulam na Internet, o laboratório Roche, fabricante do Tamiflu, esclarece, através do seu site que «a matéria-prima do processo produtivo do Tamiflu é o ácido químico, extraído das vagens (a parte que embrulha as sementes, em forma de um octágono) do anis estrelado».

Consumir chá de erva-doce não faz mal a ninguém mas não será a solução, caso os sintomas sejam graves, nessa altura o infectologista Antônio Pignatari sugere que «a pessoa precisa procurar o médico para tomar o Tamiflu».

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: