Publicado por: falmeida222 | Agosto 28, 2009

O que fazer quando o computador se recusa a ligar?

Transportar o PC de um lugar para outro pode fazer com que alguns componentes internos se soltem. Vejamos como resolver isso.

pc1-300x213

Ontem o computador estava a funcionar correctamente. Mas bastou mudá-lo de lugar para ele não voltar a ligar. O problema pode estar relacionado com algum componente que se soltou durante a movimentação do equipamento.

Sacudir a caixa do CPU durante uma mudança – especialmente quando se utiliza um carro para essa tarefa – pode desconectar alguns dos componentes dos slots correspondentes.

Resolver esse problema não é  complicado, mesmo para quem tem pouco conhecimento sobre a parte física do computador (hardware). Alguns cuidados básicos e um pouco de atenção podem solucionar a falha.

Terra ( electricidade): Vários dos componentes internos do computador são extremamente sensíveis a descargas eléctricas, mesmo a proveniente de energia estática. Por esse motivo, antes de abrir o caixa onde se encontra o CPU, mova-a para uma área sem carpete. Se possuir uma pulseira antiestática, coloque-a; caso contrário, toque nalguma superfície metálica que tenha contacto com o solo ou uma parede. Isso irá assegurar que qualquer carga estática que o seu corpo possa ter acumulado será descarregada. Com o equipamento desconectado da tomada, abra a caixa, retirando os parafusos (caso haja).

Procurar por algo fora de lugar: Uma vistoria geral pode indicar algo estranho – cabos soltos ou desconectados ou um slot vazio (que já não estivesse antes). Em geral, não deveria haver cabos que sobrem dentro da caixa; caso encontre algum, as chances de ser ele a causa do problema são grandes. Na quase totalidade das vezes, não há conectores que se possam  encaixar em mais do que um lugar. Por isso, localize o ponto de onde ele se soltou e reconecte-o. Verifique os cabos que aparentemente estejam nos seus lugares; a movimentação da caixa pode ter desencaixado algum eles, mas não o suficiente para tirá-lo totalmente do conector.

Verifique as placas PCI e placas gráficas: Desaparafuse cada placa PCI (são aquelas que têm alguma porta voltada para o lado externo da caixa) que existe no PC e as desencaixe nos respectivos slots. Recoloque cada uma delas cuidadosamente (em geral há um ‘click’ quando ela está na posição correcta) e fixe os parafusos novamente. No caso das placas gráficas (GPU) e dos cartões de memória, pode haver uma barra plástica fixadora, que precisa de ser desencaixada e levantada para que o componente possa ser removido. Desconecte-os e recoloque no lugar (também é possível ouvir um ‘click’ quando o encaixe acontece). Ao movimentar os componentes, procure segurá-los pelas bordas, evitando que qualquer oleosidade que possa haver nas suas mãos possa alcançar algum item importante, danificando-o.

Antes: uma placa com um componente deslocado Depois: o mesmo componente recolocado

Antes: uma placa com um componente deslocado

Depois: o mesmo componente recolocado

Depois: o mesmo componente recolocado

Verifique o encaixe dos módulos da memória RAM: A maioria das placas-mãe deixa tirar os módulos de memória se pressionar as alavancas localizadas nas laterais desses módulos. Faça isso e a memória RAM irá desencaixar. Deixe as alavancas abertas quando retirar a RAM. Para encaixá-lo novamente, empurre o módulo da RAM para baixo, sem utilizar muita força, para encaixar a memória novamente. Verá as alavancas voltarem a posição inicial. Lembre-se de nunca forçar o encaixe de qualquer componente do PC.

Feche a caixa do CPU e tente ligar o PC: Caso o problema persista, remova o cabo de força da tomada, abra a caixa novamente e remova todos os componentes que não são originais do PC (por exemplo, placas PCI, GPU e módulos de memória adicional). Feche o equipamento e tente ligá-lo novamente. Se o equipamento funcionar, o problema está relacionado com alguns dos componentes removidos. Recoloque-os um a um e ligue o equipamento a cada item adicionado até descobrir onde está o problema, substituindo-o por um novo.

Problema no disco: Outra falha que pode acontecer decorrente de um transporte descuidado do gabinete é com o disco rígido (HD). Embora os modelos mais novos possuam tecnologia que impede que sejam danificados – ao desligar-se o equipamento as cabeças de leitura/gravação são recolhidas para um posição que impedem q toquem fisicamente no disco durante o transporte -, o HD pode ser danificado. Neste caso, o PC pode até ligar-se, mas existe a possibilidade de  ocorrer erro de leitura do disco e, consequentemente, o sistema operativo não será carregado. Caso isso ocorra, tente fazer o restart do PC com  outro disco rígido que possua sistema operativo instalado, e – caso o disco com problemas possa ser lido, faça backup (caso não tenha do disco com problema)  formate-o e reinstale o sistema operativo, as suas aplicações e copie os dados para ele novamente.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: