Publicado por: falmeida222 | Setembro 1, 2009

Preparar o regresso à escola: Jogos mais educativos!

Os jogos podem ser meramente lúdicos ou trazer algum tipo de ensinamento associado, permitindo a fixação de aprendizagens ou o exercício de raciocínios úteis aos mais novos e aos mais velhos. Em português há várias alternativas interessantes e que podem ser um bom trunfo para quem já sente alguma dificuldade em ocupar crianças ansiosas por voltar à escola, mas também não pretende deixar a “guarda aberta” a qualquer tipo de actividade no PC. Entre a diversidade de opções de jogos existentes na Internet deixamos-lhe hoje algumas sugestões de cariz educativo. Em vários casos também se revelam uma boa opção para preparar o terreno no regresso à escola que está prestes a acontecer.

Sítio dos Miúdos

480054

No ar há alguns anos, o site da Porto Editora reflecte recursos dos vários jogos educativos para PC que a editora tem à venda na prateleira das lojas mas garante algumas horas de diversão – educativa – para quem quiser percorrer as diversas áreas.

As áreas do Sítio dos Miúdos estão organizadas por idades – no Mini Click até aos 8 anos, o Planeta Click dos 8 aos 10 e o Super Click acima dos 10 anos – o que ajuda a enquadrar os jogos e a sua dificuldade.

Antes de entrar nos jogos propriamente ditos os mais novos podem usar o dicionário de português e português e inglês ou visitar o sítio da matemática, usando a calculadora, conhecendo operações, unidades de medida, as figuras geométricas e os ângulos.

Dentro das áreas de jogos há histórias, desenhos para pintar, quebra-cabeças e também informação sobre áreas de ambiente, perguntas e respostas no Sabias que, sugestões de actividades físicas e de leitura.

Para os mais velhinhos os desafios já incluem actividades científicas com experiências e montra de profissões, assim como informação lúdica sobre actores e músicos preferidos dos adolescentes.

Júnior

441572A filosofia do Júnior, da Texto Editores é semelhante, usando igualmente recursos dos vários jogos offline mas organizando-os de forma temática consoante a situação : na Rua, no Jardim e no Bairro, cada uma delas ligada a uma fase da escolaridade, o Jardim infantil, primeiro e segundo ciclo.

Sugestões de actividades, pinturas e também jogos funcionam de forma complementar e lúdica para várias horas de distracção onde a diversidade de actividades garante miúdos entretidos e animados.

Entre os jogos há opções de lógica e perícia, mas também de conhecimento, como o dos Ossos do corpo humano, onde é necessário colocar as legendas no sítio certo para completar a tarefa de forma bem sucedida.

O mundo animal pode ainda ajudar a completar o conhecimento dos mais novos sobre a natureza, e como não podia deixar de ser, a área dos famosos está também presente.

Clube do Papim

441570Dedicado aos mais novos e com uma gama de jogos e actividades mais limitada, o Clube do Papim é a área interactiva do site Papim, onde estão presentes os vários jogos criados por um casal português que já recebeu vários prémios na área do software educativo.

No Clube há várias actividades para os mais pequenos, que podem aprender a manejar o rato e a aplicar a lógica e raciocínio nos quebra-cabeças, mas como tem menos actividade o tempo de ocupação será menor…

Sapo Kids

480055

Dar uma espreitadela no Sapo Kids também pode ser uma boa opção. A plataforma agrega conteúdos de várias fontes e dá acesso a alguns sites especializados no que interessa aos mais novos. Também adapta conteúdos à linguagem dos mais novos. Os jogos têm um peso importante na plataforma.

Fonte: tek sapo


Responses

  1. como preparar um jogo para crianças com menos de 12 anos


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: