Publicado por: falmeida222 | Setembro 10, 2009

Montra e-escola da TMN, Optimus e Vodafone: 7 portáteis para o regresso às aulas

Este ano as propostas dos operadores encolheram significativamente, o que limita a escolha dos alunos do ensino público e do ensino privado, que só mais recentemente tiveram direito aos tão esperados códigos para encomendarem os equipamentos.

e-escolas

O alegado esgotamento das verbas do Fundo para a Sociedade da Informação, que alimentavam a subsidiação dos equipamentos por parte dos operadores móveis, e as polémicas que resultaram das dúvidas sobre a utilização desse dinheiro, podem justificar este desinvestimento. Sobretudo por parte da TMN, que já entregou mais de 750 mil portáteis no âmbito do e-escolas e e-escolinhas, e que foi a operadora que mudou de forma mais radical a sua oferta.

Além da mudança de equipamentos, as regras mantêm-se no programa, tal como foram definidas de início pelo Governo, com os alunos a pagar entre 0 e 150 € para entrarem no programa e receberem o computador portátil, consoante o escalão de rendimento da família.

A mensalidade de acesso à Internet é também definida por estes escalões e varia entre 5 e 17,5 €, para os tarifários básicos. Contas que estão bem explicadas no quadro abaixo.

Nome da imagem

Com o novo ano lectivo à porta, façamos uma ronda pela oferta actual da Optimus, TMN e Vodafone no âmbito do e-escolas para que a escolha dos novos alunos a beneficiarem do programa possa ser mais informada.

Optimus continua a reforçar oferta
A operadora da Sonaecom é a que mantém uma oferta mais completa para o programa e-escolas. Desde Janeiro que as opções aos alunos que escolhem esta operadora têm-se mantido à volta dos quatro equipamentos, mas a promessa é de continuar a actualizar, refere a direcção de comunicação institucional.

A HP, Toshiba, Acer e Dell têm-se mantido fielmente nas escolhas da operadora, mas com propostas diferenciadas, em relação à capacidade de memória, ligação HDMI e Bluetooth e até a uma opção mais ecológica, o Satellite L500 da Toshiba que consome menos energia.

O mínimo na memória RAM é de 4 GB e os ecrãs são todos de 15,6 polegadas, com placas gráficas dedicadas, o que adivinha um bom desempenho em aplicações mais exigentes.

Nome da imagem

Conte ainda com a possibilidade de entregas imediatas, em exclusivo na Optimus, já que a TMN abandonou essa possibilidade. Segundo a operadora, a entrega imediata está disponível para todos os segmentos do programa, e para todos os modelos de computadores, em mais de 3 dezenas de lojas Optimus em todo o país.

TMN à espera de renovação
Desde o primeiro momento que a TMN esteve à frente na oferta e-escolas, com as propostas mais diferenciadoras que incluíam até o único modelo do programa com sistema operativo open source. Mas actualmente a gama da operadora é mais modesta e tem apenas dois modelos, um da Acer e um da portuguesa Insys.

Apostando em memória mínima de 5 GB de RAM e na diferenciação em relação à dimensão dos ecrãs, com um de 15,6 polegadas e um de 12 polegadas, mais portátil, os dois modelos contam também com placas gráficas dedicadas e discos de 500 GB.

Nome da imagem

A operadora promete porém para o regresso às aulas uma reformulação da oferta, mantendo porém a aposta na Acer e na Insys e introduzindo um modelo com ecrã de 14 polegadas.

Vodafone mantém o rumo
Do lado da Vodafone pouco há a assinalar. A empresa tem agora na sua oferta um único portátil, da Toshiba, depois de em Janeiro ter apostado na Dell e Compaq.

O portátil tem as características exigidas para qualquer aluno ou professor, mas com menos memória e disco do que os modelos que integram a oferta de outras operadoras.

Nome da imagem

Com a abertura do ano lectivo e a distribuição esperada de novos códigos para o programa é possível que as ofertas do e-escolas sofram novas alterações, às quais ficaremos atentos.

Anúncios

Responses

  1. alguém me pode ajudar?
    eu quero fazer a pré inscriçao deste programa na vodafone mas ja pesquisei varias vezes e nao consigo encontrar solução…
    se me pudessem dar o site onde fazer a pré inscriçao, ficaria muito grata!

  2. Olá Inês, pelo que vejo as incrições na vodafone estão encerradas! Podes sempre tentar na TMN ou na Optimus! Tens boas opções, em especial o Acer Extensa 5635ZGm que tem um bom processador e uma excelente placa gráfica!

    Espero ter ajudado! Cumprimentos

  3. onde se faz a pré inscrição para ter um portatil da e-escola????

  4. Olá filipa, tens de ir a este site: http://www.eescola.net/ e aí fazes a inscrição, onde inseres o código que te deram na escola!

  5. Se não tiveres o código vais ao site da tmn, ou optimus e fazes os pré-registo.

  6. nunca mais saiem os codigos de activaçao quando chegao

  7. olá gostaria que me esclarecessem uma duvida, neste momento estou a frequentar um curso nas novas oportunidades, e gostaria de saber se neste caso também se aplica os escaloes do rendimento familiar.

  8. e já agora quais os passos que tanho que seguir para o adquirir.

  9. gostaria de saber que passos tanho que tomar para obter um portatil 6;ano 3%escalao

  10. Boa tarde

    Terá de se dirigir ao seguinte site: http://eescola.pt/e-escola/Oferta.aspx
    Aqui terá toda a informação necessária para proceder ao pedido do computado e.escola.

    Cumprimentos e espero ter ajudado

  11. gostaria de saber o porque nao consigo mandar vir o portátil para a minha filha ja ando nisto a quase um ano e nada disem que ta tudo correto o certo a que nao a consigo escrever diz sempre sem setoque obrigados


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: