Publicado por: falmeida222 | Setembro 29, 2009

Protecção activada para dados sensíveis da sua pendrive:TrueCrypt; FreeOTFE e CrossCrypt

Fotografias pessoais, dados bancários e ficheiros de trabalhos, projectos e relatórios, passeiam-se todos os dias nas malas de estudantes e profissionais, comodamente guardados nas suas pen discs ou discos portáteis, mas o risco de que a perda destes dispositivos ou olhares indiscretos revelem os segredos que albergam é elevado.

25a À mobilidade crescente dos dados, que os coloca em situações de maior susceptibilidade às perdas e roubos, juntam-se os ataques a PCs ligados à Internet ou a redes empresarias, assim como a simples coscuvilhice de colegas e outras pessoas com acesso físico aos equipamentos.

Os cenários que envolvem os roubos de dados são bem conhecidos de todos, sobretudo pelo aparecimento de inconfidências nos jornais ou por notícias que dão conta de “perda” de portáteis com informação confidencial de grandes empresas.

Programas para protecção de dados da sua pendrive!

O TrueCrypt é uma das aplicações mais conhecidas e descarregadas, estando disponível para download gratuito. A aplicação permite criar um disco virtual no seu computador ou na pen que não passa de um ficheiro cifrado, acessível apenas por password.

Esta aplicação é uma das mais completas no suporte a algoritmos de cifra, abarcando o AES-256, Blowfish, CAST5, Serpent, Triple DES e Twofish.

O TrueCrypt suporta também várias versões do Windows e pode ser usado com sistemas operativos Linux e MacOS X.

Nome da imagem

O FreeOTFE é outra alternativa viável para sistemas Linux e Windows, que funciona igualmente com a criação de drives virtuais. Para além de um modo “portátil, que dispensa a instalação antes da sua utilização, o FreeOTFE tem um modelo de Explorer que permite aceder a volume cifrados sem instalar o software.

A aplicação tem versões em Alemão, Italiano, Francês e Inglês, e, tal como o TrueCrypt, é um projecto open source cujo código pode ser descarregado no site.

Nome da imagem

O modelo open source está também na base do CrossCrypt que pode ser usado em Windows mas também em Linux e pode ser especialmente útil para quem tem computadores dual-boot.

Para completar o conjunto de quatro aplicações, citamos ainda o CompuSec que não perde em popularidade com o TrueCrypt e que suporta também várias versões de sistema operativos Windows de 32 bits e Linux, garantindo ainda apoio técnico grátis online.

Nome da imagem

Há ainda uma série de aplicações comerciais que podem ajudar a proteger os seus dados, mas estas estão mais à mão para que possa experimentar.

Claro que só fazer o download não é suficiente e, para que a protecção exista de facto, é preciso começar a cifrar a informação mais sensível. De preferência já hoje!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: