Publicado por: falmeida222 | Setembro 30, 2009

A arte de Graça Morais!

Biografia de Graça Morais

Pintora transmontana de Vieiro, nascida em 1948, desenvolveu desde criança o gosto pelo desenho, pela pintura, pelas cores, pela natureza, pelas gentes.

394gm_gracca
A partir de 1966 frequenta a Escola Superior de Belas Artes e viaja muito, muito para encher os olhos de cores, de formas e de emoções.
Casa-se com o pintor Jaime Silva no início dos anos 70, altura em que começa a leccionar pintura na escola de Artes Decorativas Soares dos Reis. Muda-se por estes anos para Guimarães para ensinar Educação Visual, onde os “miúdos” lhe mostram o fascínio do desenho infantil.
Durante algum tempo expõe dentro e fora do País, período em que se destaca a exposição no Salon de la Jeune Peinture em Paris.
Pinta Os cães, Vieiro, Delmina ou Maria já no Vieiro, altura em que desenvolve o seu interesse pelo mundo rural.
Encontra-se representanda nalgumas colecções públicas: Centro de Arte Moderna (Fundação Calouste Gulbenkian), Museu de Arte Moderna de São Paulo, Museu do Abade de Baçal e Fundação Casa de Serralves, entre outras, e em colecções particulares como a de Manuel de Brito e a de José Pedro Paço d’Arcos.
Recebeu vários prémios e condecorações, destacando-se o prémio da Galeria 111 (1987), o prémio SOCTIP — Artista do Ano (1991) e a condecoração, atribuída pelo Presidente da República, da Grã Cruz da Ordem do Infante D. Henrique.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: