Publicado por: falmeida222 | Outubro 20, 2009

A ciência do bom sono!

Os especialistas  comprovam  aquilo que mais circula no senso comum

1. Dormir de barriga cheia é mau

O que diz a ciência: verdade. O processo digestivo estimula a produção de insulina, hormona que favorece o estado de alerta – e não o sono

Ilustrações ROB

2. Um copo de leite quente antes de deitar favorece uma boa noite de sono

O que diz a ciência: às vezes. O leite possui triptofano, aminoácido que estimula um neurotransmissor, a serotonina, atuante na região do cérebro relacionada ao sono.
A questão é que nem sempre o triptofano é absorvido pelo organismo. Depende, basicamente, da combinação com outros alimentos que a pessoa ingeriu e do nível de açúcar no sangue

3. Dormir com a luz acesa atrapalha

O que diz a ciência: verdade.
A luz estimula certos receptores na retina que, por meio de fibras nervosas, enviam ao cérebro a mensagem de que ele deve permanecer em estado de vigília.

4. Exercícios físicos nocturnos prejudicam o sono

O que diz a ciência: verdade.
Os exercícios estimulam a produção de adrenalina, hormona que contribui para o estado de alerta. Também fazem aumentar a temperatura do corpo justamente num momento em que ele deveria perder calor. Isso dificulta a chegada do sono

5. Banho quente ajuda a pegar no sono

O que diz a ciência: verdade.
A água quente provoca uma dilatação dos vasos sanguíneos e, como consequência disso, o corpo perde calor – situação ideal para o sono

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