Publicado por: falmeida222 | Outubro 23, 2009

Paris celebra 120 anos da Torre Eiffel!

Construída para a Exposição Universal de 1889, a Torre Eiffel começou a ser erguida dois anos antes, pela equipa do então notável engenheiro Gustave Eiffel. França vivia, um século depois da Revolução Francesa, a “era de ouro” nos campos científico, cultural e artístico. Era a era de Freud, Zola, Júlio Verne e Rodin.

eiffel

A pensar na Exposição Universal de 1889, o Journal Officiel abriu um concurso para “estudar a possibilidade de erguer uma torre de ferro no  Champ-de-Mars“. A estrutura teria uma base quadrada com 125 metros de cada lado e 300 metros de altura.

_foto_artigo_222x163Acabaria por vencer o projecto do prestigiado engenheiro Gustave Eiffel, notável construtor de pontes e mestre nas construções metálicas, e da sua equipa – Maurice Koechlin, Emile Nouguier e Stephen Sauvestre -, de entre um total de 107 candidaturas.

Os trabalhos começaram em 1887, mas só em Março de 1889 a obra ficou concluída. Na inauguração, o próprio Eiffel  escalou os 1,710 degraus da torre para cravar a bandeira francesa no topo.

Com 317 metros de altura, a Torre Eiffel era, então, o edifício mais alto do Mundo. Em 1929, foi porém destronada pelos 319 metros do Chrysler Building, em Nova Iorque.

A torre tinha sido inicialmente pensada para durar 20 anos, período após o qual seria destruída. A perseverança de Eiffel conseguiu, no entanto, evitar a morte da estrutura. Eiffel invocou os seus potenciais usos: na meteorologia, na observação astronómica, experimentação na Fìsica, como posto de observação estratégica, e até como base para estudos sobre ventos e electricidade.

“Será um observatório e um laboratório como a CIência nunca teve à sua disposição. É por isso que, desde o Dia1, todos os nossos cientistas me encorajaram com tamanho sentimento de camaradagem”.Gustave Eiffel

A partir de 1889, a estrutura acabaria, na realidade, por ser usada como laboratório de experiências científicas. Barómetros, condutores de electricidade e instrumentos de medição de vento foram instalados. O próprio Eiffel construiu o seu gabinete no terceiro andar, para observações astronómicas.

Ao longos dos anos, a estrutura de Eiffel conquistou o estatuto de ícone, como um dos mais proeminentes símbolos de Paris e de França. Cenário de incontáveis obras literárias e cinematográficas, é visitada anualmente por cerca de 7 milhões de pessoas.

CURIOSIDADES

110

  • Com dois milhões de pessoas no primeiro ano e quase sete milhões por ano actualmente, a Torre Eiffel já recebeu mais de 200 milhões de visitantes: a Torre não só representa Paris como se tornou o monumento que melhor simboliza a Europa, e certamente um dos preferidos dos turistas.
  • Construída para a Exposição Universal comemorativa da Revolução Francesa, a «data oficial» de inauguração da Torre Eiffel é 31 de Março de 1889, o dia em que a bandeira foi hasteada no topo.
  • Os primeiros estudos de uma torre para a Exposição começaram em 1884; o trabalho de construção levou exactamente dois anos, dois meses e cinco dias, de 1887 a 1889.
  • A Torre Eiffel é constituída por 18.038 peças, unidas por cerca de 2,5 milhões de rebites; o peso da estrutura metálica está estimado em 7300 toneladas, e o peso total em 10.100 toneladas.
  • Uma equipa de 50 engenheiros e desenhadores, sob as ordens de Gustave Eiffel, fez 5300 desenhos, a partir dos quais uma centena de ferreiros produziram as peças individuais, montadas no local da construção por 121 operários.
  • Do solo até ao topo do mastro, a Torre Eiffel mede 324 metros e possui 1665 degraus; até à construção do Edifício Chrysler, em 1930, era o mais alto edifício do mundo.
  • Horário: para subir pelas escadas, das 9.30 às 18.30 horas (no Verão, das 9 às 00.30); usando os elevadores, das 9.30 às 23.45 (no Verão, das 9 às 00.45).
Anúncios

Responses

  1. muito legal eu irei em breve no monumento exuberante de paris

  2. e oqe ela simboliza?

  3. Estivemos em Paris no mes de abril de 2011 e fomos ao topo da torre E simplesmente maravilhossssssssssssssssssssssssssso fico sem palavras para espresar tamanha beleza.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: