Publicado por: falmeida222 | Outubro 29, 2009

Conheça as competências que as maiores empresas portuguesas valorizam na hora de recrutar.

As competências eleitas

1. Espírito de equipa

iStock_000004083857XSmall

Ter espírito de equipa é a capacidade de integrar um grupo, onde a colaboração de todos é essencial. Assim, a cooperação é esperada de todos os elementos, de forma a atingir o mesmo fim, o mesmo objectivo colectivo. 30 empresas elegem o espírito de equipa.

2. Capacidade de iniciativa/ Proactividade

empreendedor3

Agir, “chegar-se à frente”, dar um passo para resolver um problema ou uma simples tarefa numa empresa. 24 empresas destacam a capacidade de iniciativa.

3. Capacidade de liderança/decisão

liderança

Não ter problemas em assumir-se como líder, como alguém que consegue desmontar um puzzle com a mesma facilidade com que o monta. Ter capacidade de decidir, independentemente das pressões que possam existir. Um profissional que consiga sempre reagir com uma resposta pronta em termos de “vamos por este caminho ou por aquele”. 19 empresas privilegiam a capacidade de liderança.

4. Flexibilidade/Capacidade de adaptação

Numa altura em que a crise afectou tanto o mercado de trabalho, ser uma pessoa flexível está na ordem do dia. É importante que um profissional se adapte às várias exigências numa mesma estrutura laboral. 18 empresas falam na importância de ser flexível e de as pessoas se adaptarem à mudança.

5. Relações interpessoais /capacidade de comunicar e ouvir

04XLJC412909-02

É a capacidade de se relacionar com os outros, de se exprimir, de se fazer ouvir, mas também de ouvir os outros. Uma pessoa que esteja bem consigo própria terá facilidade em criar relacionamentos interpessoais mais produtivos. É por isso que para se saber trabalhar em equipa é preciso ter esta aptidão. 17 empresas querem pessoas com uma boa capacidade de comunicação e de relacionamento com os outros.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: