Publicado por: falmeida222 | Janeiro 2, 2010

Ano novo, vírus novos!

Malware

Divulgada lista com os vírus mais perigosos do ano
A empresa de segurança informática Panda Security apresentou uma lista dos que considera que foram os vírus mais perigosos dos últimos 12 meses

De acordo com a fabricante de antivírus a lista reúne os programas maliciosos que se destacaram em 2009 «pela utilização de engenharia social ou pelos efeitos visíveis nos computadores».

Para facilitar a sua identificação, a Panda Security baptizou cada um dos vírus citados na lista com uma particularidade específica.

No topo do ranking vem o Conficker.C, que é definido pela empresa como «o mais problemático», pois «passou o ano a causar sérias infecções, tanto em empresas como em utilizadores particulares».

O vírus «mais vingativo» foi o DirDel.A, que segundo a fabricante é um malware que «espalha a sua vingança pelos utilizadores infectados, substituindo progressivamente pastas das diferentes directorias com cópias de si mesmo». O nome resulta do facto de o vírus ser «distribuído num ficheiro com o nome Vendetta.exe, com o típico ícone de pastas do Windows», justifica a Panda.

O BckPatcher.C foi um dos vírus mais perigosos do ano, segundo a Panda

Ao longo da lista encontram-se ainda o vírus «mais viajado» (o Sinowal.VZR, que se escondia em bilhetes de avião falsos), o «mais bisbilhoteiro» (o Waledac.AX, que finge ser um programa gratuito que permite ler SMS de outros utilizadores), o «mais afectivo» (o BckPatcher.C, um worm que substitui a imagem de fundo do ambiente de trabalho do computador infectado com a mensagem ‘virus kiss 2009) ou os «mais hipocondríacos» (o WinVNC.A e o Sinowal.WRN que se propagaram através de mensagens alusivas à gripe A).

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: