Publicado por: falmeida222 | Fevereiro 17, 2010

Youtube Disco – O seu VJ pessoal

Depois de ter celebrado 5 anos no passado dia 15 de Fevereiro, o Youtube apresenta-nos agora um serviço em jeito de presente de aniversário. Este já se encontrava disponível na área de testes do site, mas só agora foi “oficializado” o serviço de music discovery, permitindo a criação de listas de reprodução com os nossos artistas favoritos, mas de uma forma mais completa que a disponibilizada anteriormente.

O Youtube Disco era um serviço há muito pedido pelos utilizadores e que mais cedo ou mais tarde teria de aparecer com a marca Youtube, pois já vão aparecendo websites que tiram partido do Youtube para catalogar a música dos seus utilizadores.

Para usarmos este serviço temos apenas de aceder ao endereço youtube.com/disco e aí efectuamos a pesquisa pelo artista que pretendemos ouvir. O resultado é uma lista dos vídeos musicais que esse artista tem no Youtube, próprios ou colocados por fans.

Os resultados da pesquisa são imediatamente apresentados e muito completos. A forma de apresentar esses resultados consiste em duas listas:

  • À esquerda, uma playlist colocada que contém vídeos do artista pesquisado e vídeos de outros artistas similares;
  • À direita é apresentada uma lista que contêm 3 abas, uma de músicas do artista seleccionado (Videos de Artistas), outra com uma lista de vídeos do artista e de outros similares (Mistura –  a lista que compõe a playlist da esquerda) e uma última aba de Artistas Relacionados com links para os artistas similares utilizados para gerar essa mesma playlist.

Caso pretendam podem sempre adicionar novos artistas às vossas playlists. Basta apenas pesquisar pelo artista pretendido e adicionar músicas à playlist actual. E podem fazê-lo música a música, sem precisar de adicionar toda a discografia que o Youtube contém.

Em jeito de conclusão salientamos os seguintes pontos neste serviço do Youtube:

  • Possibilidade de criar playlists com vários artistas.
  • Facilidade de adição/remoção de vídeos.
  • Apresentação de artistas similares.
  • Gravação e publicação de playlists.

Contudo, podemos apontar algumas imperfeições: quando se pesquisa um artista, é devolvida uma lista de artistas similares. No entanto, a lista automática de reprodução à esquerda contém apenas 4 ou 5 artistas desses artistas similares, havendo por isso bastante repetição nas músicas. Se pretende ouvir música de um mesmo artista, o Youtube Disco é para si, caso contrário, será com certeza melhor utilizar outros serviços do género que explorem mesmo as similaridades com um artista.

Mesmo assim, este parece-me ser mais um serviço do Youtube que vai ser útil e que muitos vão usar e abusar. Era esperado por muitos e agora está disponível para todos.

E como estive a testar o serviços, deixo-vos aqui uma pequena playlist que fiz. Divirtam-se.

Homepage: YouTube Disco


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: