Publicado por: falmeida222 | Março 10, 2010

As melhores aplicações gratuitas para limpar o Registo do Windows

As limpezas do registo do Windows, bem como de todo o sistema em si, fazem parte de uma manutenção que o utilizador deve desde logo considerar como necessidade corrente. São essas limpezas que aumentam e melhoram a performance do Windows.

Para que possa aumentar a performance e mesmo a segurança do seu sistema, deixo uma pequena mas agradável compilação de algumas das mais populares ferramentas de limpeza do registo do Windows.

Cada utilizador é como uma impressão digital, não há duas iguais, não existem dois utilizadores iguais no mundo. Assim, leiam, experimentem e utilizem aquele que considerem o melhor para a limpeza do vosso registo do Windows.

Então os nomeados são:

1. CCleaner

O CCleaner é uma ferramenta que remove os rastos da utilização dos browsers, limpa eficientemente ficheiros temporários, histórico, cookies, formulários de preenchimento automático, index.dat, histórico de downloads do Firefox, a reciclagem do Windows, Documentos recentes, ficheiros log, etc…

Além das limpezas destes “locais públicos” a aplicação faz uma “varredura” no registo do Windows à procura de entradas inválidas e linhas caducas. É de fácil manuseamento e muito seguro quando aponta “lixo” a remover. Na minha opinião somente na parte de limpeza do registo é que fica um pouco aquem do ideal, mantendo contudo valores satisfatórios.

Pontuação: 7/10

2. RegSeeker

RegSeeker é uma poderosa aplicação para limpeza no registro do Windows e para limpar entradas no arranque e histórico de aplicações (ficheiros do tipo index.dat). Além disso, permite limpar uma série de outras entradas inválidas e rastos de softwares removidos.

Na minha opinião está entre os melhores, no que toca à limpeza do Registo Windows. A velocidade de verificação é excelente e os resultados além de seguros, são efectivos. Como não necessita de instalação é das mais usadas por mim,  além de a recomendar a quem necessita deste tipos de aplicações.

Ao nível do restante trabalho de limpeza, está ao nível de outras ferramentas talhadas para o mesmo efeito, é apenas penalizada, a meu ver, por não ter uma actualização constante e não ter uma forma mais simples para executar as diversas acções.

Pontuação: 7/10

3. Wise Disk Cleaner

O Wise Disk Cleaner é um programa gratuito, com uma interface simples, rápido e fácil de usar. A ferramenta foi desenvolvida com o intuito de libertar espaço no disco, apagando para isso , os ficheiros desnecessários dos programas, da instalação do Windows e do funcionamento regular do sistema operativo.

Na operação de limpeza do registo é também ela simples pois o utilizador poderá ser acompanhado por um processo passo-a-passo, desenvolvido para auxiliar os menos experientes neste departamento.

Na minha opinião e porque o assistente da aplicação é necessário, torna-a um pouco lenta. Além disso, a ferramenta de limpeza de registo está no seu auge apenas na versão Pro e não na versão free. No entanto, para os mais cauteloso e pouco experientes, é uma excelente opção.

Pontuação: 6/10

4. Little Registry Cleaner

Esta pequena mas interessante aplicação (que pode ser utilizada em modo portátil) permite ao utilizador menos experiente, um acesso aos prováveis locais, onde se esconde muito do “lixo” que condiciona e estrangula o Windows. Após a análise ao registo, a aplicação irá detectar tudo o que não for necessário ao normal e ideal funcionamento do registo. Mostrará uma lista que, para a aplicação, são erros a corrigir.

Na minha opinião, a aplicação está bem conseguida porque é simples e mostra de forma directa o que está a fazer. Além disso é segura e tem uma interface amigável ao utilizador. Entendo que o caminho a percorrer ainda é algum, pois baseia-se em métodos já vistos noutras aplicações deste género. Se é um utilizador curioso e em “inicio de carreira” como informático, experimente… é portátil.

Pontuação: 4/10

5. Auslogics Registry Defrag

Esta ferramenta faz parte de um conjunto maior de ferramentas da família Auslogics, esta é gratuita enquanto o pacote BoostSpeed é pago. Mas falando do Auslogics Registry Defrag podemos referir a rapidez com que analisa e desfragmenta o registo. A análise é bastante sólida e segura.

Na minha opinião e porque foi a que menos me impressionou, o conjunto das ferramentas disponibilizadas é que eventualmente podem fazer a diferença. Assim, esta é mais uma das muitas que existem no mercado. Não é prejudicial e até tem vários adeptos da sua forma de mostrar o desenrolar da verificação. Não é rápida e os resultados apresentados são, como tantos outros, baseados no seguro e no certo, não extrapolando as fronteiras.

Pontuação: 4/10

6. MV RegClean 5.9

Conforme instalamos/desinstalamos aplicações, o registo vai “engordando” cada vez mais, reduzindo o desempenho do sistema, além de o deixar completamente atulhado de “lixo” em forma de entradas inválidas. Este utilitário permite verificar e/ou remover os itens inválidos encontrados.

Na minha opinião não acrescenta ao que já apresentamos anteriormente e além de ter, como referi, uma interface desorganizada e pouco cuidada, ainda obriga o utilizador a “levar” com publicidade.

Pontuação: 3/10

7. nCleaner

O nCleaner second generation é uma aplicação muito interessante, mas perigosa para utilizadores inexperientes. Esta aplicação tem métodos ambiciosos, poderosos que podem ser audazes demais para quem desconhecer o que está a ser sugerido fazer. O seu conjunto de ferramentas é muito bom e confere uma grau de limpeza muito alto.

Na minha opinião não deverá ser utilizada por utilizadores que desconheçam as terminologias do registo do Windows. Mesmo aos mais experientes aconselho cautelas. Peca sobretudo porque não é actualizada desde 2007, desconheço contudo o seu comportamento no Windows 7. Já no Windows Vista, a aplicação desempenhou as suas funções com extremo rigor.

Pontuação: 8/10

Existem muitas outras aplicações debruçadas sobre a limpeza e optimização do Registo do Windows. Algumas testei mas não tenho uma opinião formada. Outras desconheço a sua performance.

No entanto e para que possam alargar o leque de escolha, deixo-vos a seguinte lista de aplicações:

O Registo do Windows

Este local, quase enigmático, guarda segredos mas acima de tudo guarda a forma mágica de tudo corresponder ao que solicitamos a um sistema operativos. Para que seja um local menos “assustador” deixo este link para que possam saber um pouco mais sobre o Registo do Windows.

Métodos de segurança

Agora e na esperança que estejam mais esclarecidos, não se esqueçam de limpar e de segurar o vosso registo do Windows.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: