Publicado por: falmeida222 | Março 22, 2010

Novo Super-Computador para Coimbra!!

A Universidade de Coimbra, tem como objectivo, instalar um super computador que seja 20 vezes mais potente que o Milipeia, o actual mais rápido e potente computador português para computação de alto desempenho, que se encontra no Centro de Física Computacional (CFC), na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).

O Milipeia está equipado com 520 processadores, e tem uma capacidade de armazenamento de informação de 5 mil Gigabytes, e mil Gigabytes de memória central.

logo2

Este é um computador que, segundo a FCTUC, tem muito trabalho, pois, recentemente, foram concedidas 3 milhões de horas de tempo de processador a 33 projectos científicos. Vindo depois o total de pedidos a ultrapassar os 6 milhões de horas.

Segundo o coordenador do Milipeia, Pedro Vieira Alberto, esta situação provoca a saturação do sistema de super-computação, que, desta forma, “já não é suficiente para as necessidades dos investigadores”. Este é um sinal evidente do aumento significativo da investigação em Portugal.

Desta forma, e para responder às necessidades dos investigadores, a Universidade de Coimbra, candidatou-se ao QREN, ou Quadro de Referência Estratégico Nacional, para a instalação de um novo e mais sofisticado, super-computador, com uma capacidade de cálculo 20 vezes superior ao actual, e equipado com 5 mil processadores.

milipeia

Este novo super-computador seria, segundo o responsável, “essencial para dar um salto qualitativo e quantitativo na investigação científica e consolidar a posição de destaque que Coimbra, e a Região Centro, já ocupam no panorama da super-computação.”

Caso a candidatura ao QREN seja aprovada, o novo super-computador de Coimbra, será dos maiores e mais potentes da Península Ibérica.

O actual Milipeia, até Outubro estará a funcionar há 3 anos com 8 milhões de horas de cálculos científicos registadas, o que o torna fulcral “no estudo de propriedades de nanomateriais e moléculas com interesse tecnológico e farmacológico, dobragem de proteínas relacionada com a doença de Alzheimer e dos pezinhos.”

Este super-computador é utilizado para resolução de problemas científicos e/ou tecnológicos, essencialmente nas áreas como Biologia, Física, Química, Matemática e Engenharia.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: