Publicado por: falmeida222 | Abril 24, 2010

YouTube festeja o seu 5º Aniversário

O rectângulo que mudou a Internet. Há cinco anos, quando três jovens norte-americanos saíram da empresa de comércio eletrónico PayPal para criar o YouTube, revolucionaram a forma de ver e partilhar vídeos.

Internet deixou de ser o que era há cinco anos, quando três jovens norte-americanos saíram da empresa de comércio eletrónico PayPal para criar o YouTube, revolucionando a forma de ver e partilhar vídeos ‘online’. O domínio youtube.com foi registado em 15 de fevereiro de 2005, mas o ‘site’ só viria a receber o primeiro vídeo em 23 de abril desse ano.

A versão experimental foi aberta em junho, o lançamento oficial ocorreu em novembro e em dezembro o YouTube entra na bolsa, num momento em que já tinha mais de 200 mil utilizadores registados e mais de 200 mil vídeos por dia. Menos de um ano depois, em novembro de 2006, o YouTube, já então o ‘site’ de maior crescimento na Internet, foi comprado pela Google por 1,65 mil milhões de dólares (1,2 mil milhões de euros). Quem mais lucrou com o negócio foram a empresa de capital de risco Sequoia Capital (442 milhões de dólares) e o trio fundador do YouTube: Chad Hurley (345 milhões), Steve Chen (326 milhões) e Jawed Karim (64 milhões).

Apesar da integração na Google, Chad Hurley e Steve Chen continuam na equipa de direção do YouTube, desempenhando atualmente as funções de diretor executivo e de diretor de tecnologia, respetivamente. O fulgurante sucesso foi marcado ainda pela nomeação, pela revista Time, do YouTube como “Melhor invenção do ano” 2006. O rápido crescimento do YouTube tem sido associado a diversos factores, nomeadamente a recensões positivas nos ‘sites’ TechCrunch e Slashdot ainda na fase experimental, e ao sucesso do vídeo-clip “Lazy Sunday”, colocado em dezembro de 2005 e que mostrava dois nova-iorquinos a cantar rap.

Para um dos fundadores, Jawed Karim, o sucesso do YouTube deve-se aos recursos introduzidos pelo site: recomendações de vídeos através da lista de “relacionados”, ‘link’ de ‘e-mail’ para partilha de vídeos, área de comentários associação a redes sociais e o reprodutor de vídeos que pode ser incorporado noutras páginas da Internet.

Cinco anos depois, o YouTube é já o terceiro site mais visitado na Internet em todo o Mundo (era quarto no final de 2009), segundo o ranking Alexa (www.alexa.com/topsites), atrás apenas do motor de busca Google e da rede social Facebook, e à frente de outros sites famosos, como o Yahoo!, Wikipedia, Blogger, MSN, Twitter e Myspace.

Em Portugal, o YouTube também era até muito recentemente o segundo ‘site’ mais visitado, mas foi ultrapassado pelo Facebook. Nos Estados Unidos, país onde o YouTube tem a maior audiência (22,8 por cento do tráfego global), o mais popular ‘site’ de partilha de vídeos está em quarto lugar.

Jean Burgess e Joshua Green, autores do livro “YouTube e a revolução digital”, consideram este ‘site’ “o melhor exemplo da cultura participativa na ‘Web’”, pela apropriação que é feita pelo cidadão comum, independentemente de ser profissional ou amador. O crescimento do YouTube não foi, contudo, pacífico, como é exemplo o processo instaurado à empresa em 2007 pela Viacom, exigindo mil milhões de dólares de indemnizações pelos mais de 150 mil vídeos não autorizados encontrados no portal.

As queixas de violação de direitos de autor levaram o YouTube a retirar milhares de vídeos e a estabelecer acordos com empresas como a MGM e CBS para a disponibilização de filmes e séries televisivas. Já em 2010, o YouTube fez a sua primeira experiência de aluguer de vídeos ‘online’ (com cinco filmes do festival Sundance), mercado que promete crescer nos próximos anos.

in Expresso

YouTube (Primeiro vídeo foi colocado há 5 anos) – Reportagem @ SIC



Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: