Publicado por: falmeida222 | Setembro 21, 2010

Google desenvolve Inteligência Artificial com Prediction API

O mundo será dominado pelo Google. Parece-lhe exagerado? Desconfia desta afirmação?

Provavelmente haverá aqui algum exagero face à actualidade, mas no futuro, tendo em conta o ritmo que a Google desenvolve mecanismos de Inteligência Artificial, será uma realidade que tudo estará no Google.

Desta feita a Google desenvolveu uma API que “aprende” os hábitos de pesquisa do utilizador e com base num algoritmo desenvolvido para o efeito, o Google irá tomar decisões por si, baseadas numa aprendizagem das suas rotinas. Ele saberá o que irá fazer e antecipa-se, apresentando em tempo real o seu próximo passo. Essa será a função da Prediction API.

Mas o que é a Prediction API?

Apresentado em Maio deste ano, o Google Prediction pretende ser um serviço que irá ajudar as suas aplicações a serem “mais inteligentes”. Essa inteligência advém da análise de dados que se repetem de forma recorrente. Desta forma, e através dessa análise, consegue-se perceber os factores que despoletam certos eventos.

O modo de funcionamento desta API assenta em dois passos básicos. Primeiro devem carregar os vossos dados para os servidores do Google (Google Storage for Developers) para que fiquem disponíveis para consulta das vossas aplicações. Numa segunda fase, e após a programação feita por vós, podem usar esses dados para a tomada de decisões.

Esta API implementa um algoritmo de aprendizagem supervisionada, o que permite que sejam detectados padrões nesses dados, sempre baseada em exemplos. Esta API é um serviço web do tipo RESTful.

Esta API, o seu modo de interpretação de dados e previsão de ocorrência, permitirá que aplicações futuras possam usar grandes volumes de dados e assim ter uma base mais sólida para a tomada de decisões. É esta também a razão para que o alojamento dos dados esteja localizado nos servidores da Google. Maior e melhor disponibilização do acesso a essa informação e consequente melhor serviço prestado por essa API.

Esta tecnologia pode ser utilizada nos mais variados cenários. Ficam aqui apenas alguns para representar as potencialidades desta:

  • Identificação de idiomas
  • Recomendação de produtos e oportunidades de vendas
  • Diagnósticos
  • Classificação de documentos e de mensagens
  • Identificação de actividades suspeitas

Esta API foi apresentada pela Google e aqui fica o vídeo dessa apresentação:

Lembra-se de termos apresentado a noticia O Google investe na Previsão do Futuro, e que dava conta da aquisição de uma empresa de processamento de dados passados para a tomada de decisões para o futuro? Pois parece que finalmente temos acesso ao que foi adquirido. E o potencial parece enorme. Vamos dar tempo e ver as aplicações que podem surgir desta nova tecnologia.

Homepage: Google Prediction API


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: