Publicado por: falmeida222 | Outubro 26, 2010

Foram descobertas novas espécies de insectos num âmbar com mais de 50 milhões de anos!!!

Foi descoberto na Índia um âmbar com mais de 50 milhões de anos, que continha mais de 700 espécies de insectos antigos. Esta descoberta é de extrema importância porque para além das espécies novas descobertas, contradiz algumas das teorias sobre a biodiversidade da região.

Um âmbar descoberto na Índia com mais de 50 milhões de anos, continha mais de 700 espécies de insectos antigos, algumas delas nunca vistas anteriormente. Este âmbar foi formado nas florestas tropicais antigas da Índia, o que torna esta descoberta ainda mais invulgar, uma vez que o clima tropical é conhecido por ser pouco favorável à preservação de fósseis.

“Este âmbar é do Baixo Eoceno e é provável ter sido formado por árvores chamadas Dipterocarpaceae que predominam nas florestas do Sudeste Asiático actualmente”, refere Paul Nascimbene do Museu de História Natural de Nova Iorque.

Os cientistas verificaram que muitos dos insectos apresentam semelhanças com espécies que actualmente se encontram espalhadas pelo mundo. Esta descoberta é muito importante porque contradiz a teoria de que a Índia teria uma biodiversidade única, uma vez que durante vários milhões de anos esteve isolada pelo oceano (fenómeno conhecido como endemismo).

A dispersão destas espécies de insectos pelo mundo pode ser explicada pela proximidade deste território a pequenas ilhas, antes da colisão da Índia com a Ásia e pela possibilidade das plantas se manterem à deriva centenas de quilómetros no oceano. No caso dos insectos, algumas espécies podem voar e outras podem ter viajado presas às plantas.

Amostras de madeira fóssil foram também recuperadas junto com o âmbar. Até agora os especialistas sugeriram que a floresta tropical que existe hoje, em todo o sudeste asiático, tinha sido originada à 20 ou 25 milhões de anos. Esta descoberta demonstrou que os ecossistemas actuais deverão ter pelo menos 60 milhões de anos, uma vez que estas amostras correspondem às primeiras evidências fósseis da floresta tropical actual desta área.

Fonte: www.bbc.co.uk


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: