Publicado por: falmeida222 | Dezembro 29, 2010

LVX – Internet sem fios transmitida por luzes, acredita???

Todos os dias aparecem novidades tecnológicas. A Internet é, nos dias de hoje, um excelente veículo para apresentar ao mundo projectos como o que vamos conhecer hoje.

Já alguma vez pensou que pudéssemos ter Internet através da Luz? Pois, parece um conceito muito futurista, mas a realidade é que tal já é possível. O sistema foi baptizado com o nome de LVX e promete revolucionar a área da rede sem fios .

lvx_00

 

A tecnologia LVX foi desenvolvida pela empresa norte-americana Lvx System, e permitirá o acesso à Internet através da rede formada pela iluminação. Segundo informações do CEO da LVX, John Pederson, “a tecnologia LVX suporta actualmente taxas de transmissão na ordem dos 3 Mpbs, estando já previsto para 2011 taxas superiores para concorrer com as tecnologias sem fios actuais”.

Mas como funciona a tecnologia LVX?

O conceito é em parte idêntico aos sistemas de transmissão tradicionais. A tecnologia recorre a LEDs (Light Emitting Diode) e sensores para a formação da rede, em substituição das lâmpadas convencionais. Os LEDS funcionam a uma frequência elevada e imperceptível para o olho humano (piscam cerca de 60x por segundo, emitindo “zeros” e “uns”), permitindo a transmissão da informação através de impulsos luminosos. No PC é instalado um modem com suporte à tecnologia LVX, capaz de captar os impulsos luminosos e convertê-los novamente em informação.

lvx_01

Segundo afirmações de Mohsen Kavehrad, Professor de Engenharia da Universidade Penn State, “..a tecnologia LVX pode ser um complemento às redes sem fios actuais, ajudando até no descongestionamento de equipamentos a operar atualmente no espectro utilizado para transmissões rádio (ex. equipamentos Wi-Fi, telefones, etc) a transmitir  frequências”. “A luz pode ser a saída para essa confusão”, destacou Kavehrad!

Além de permitirem o acesso dos computadores à rede, as lâmpadas de LED garantem uma iluminação muito mais eficiente e consomem menos que as tradicionais.

Está previsto para o dia de hoje um teste da tecnologia, que envolve seis edifícios em St. Cloud, Minessota (Estados Unidos). Vamos esperar pelos resultados.


Homepage: LVX


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: