Publicado por: falmeida222 | Janeiro 11, 2011

Cientistas descobrem o “super material” mais resistente do mundo

Cientistas dos EUA e do Canadá criaram o material mais resistente e mais duro conhecido até à data. Trata-se de um cristal metálico composto por paládio (90%), prata, germânio, silício e fósforo.

Este novo “super material” é extremamente forte e tão resistente como o aço, de acordo com artigo publicado na revista “Nature Materials”. A força refere-se à sua capacidade de suportar peso e a sua resistência refere-se aos golpes que pode absorver sem se romper. Esta é a primeira vez que os cientistas encontram um material capaz de combinar estas duas características com um grau tão elevado de satisfação. O líder da equipa de investigação responsável por esta descoberta é Marios Demetriou, do Instituto Tecnológico da Califórnia (EUA).

Normalmente, os cristais metálicos são compostos por metais, mas a sua estrutura atómica, em vez de ser cristalina, é semelhante ao vidro das janelas. Para além disso, os cristais metálicos são muito fortes e quando começam a quebrar, rompem-se de seguida. No entanto, este novo “super material” deforma-se antes de romper.

O maior inconveniente deste novo material é o seu preço. O seu composto principal, o paládio, vale mais que 19.000 €/kg, e até agora só tem aplicações médicas, tais como o tratamento de fracturas ósseas.

Durante a investigação, os cientistas também investigaram as propriedades de outros metais como o alumínio ou ferro, e é possível que no futuro se possam desenvolver novos materiais para a construção mais baratos do que os que são actualmente utilizados com base de aço.

Fonte: http://www.elmundo.es


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: