Publicado por: falmeida222 | Janeiro 19, 2011

Genes influenciam escolha dos amigos!!!

Para além de termos semelhanças genéticas com a nossa família, podemos também escolher os nossos amigos com base nas características contidas no nosso DNA. Estamos vinculados pelos genes tanto à família como aos amigos.

Não é novidade dizer que os humanos tendem a associar-se ou estabelecer amizade com aqueles com quem partilham algo ou que têm características semelhantes. No entanto, um estudo recente publicado na revista “Proceedings of the National Academy of Sciences “(PNAS), vai muito mais longe e mostra que as afinidades que nós partilhamos com os amigos têm uma base genética .

Para chegar a esta conclusão, os investigadores da Universidade da Califórnia em São Diego (Estados Unidos), dirigidos por James Fowler, analisaram as semelhanças genéticas e a interconexão das relações humanas utilizando dois estudos americanos independentes sobre saúde. Estas bases contêm informações detalhadas de várias sequências do genoma dos indivíduos e das suas redes sociais. Os autores examinaram marcadores genéticos específicos dentro das relações sociais de um indivíduo e descobriram que os seres humanos tendem a criar amizades com pessoas que partilham dois dos seis marcadores avaliados.

Os resultados do estudo mostraram de forma clara que a ligação dos grupos humanos em função da sua base genética excede o que seria de esperar apenas por critérios de estratificação da população local ou de localização na mesma área geográfica. Por exemplo, os investigadores descobriram que indivíduos portadores do marcador DRD2 – associados ao alcoolismo – tendem a ser amigos de outros positivos em DRD2.

Por outro lado, as pessoas que tinham um gene associado a uma personalidade extrovertida tendem a ser amigos das pessoas que não têm este gene. E aqueles predispostos geneticamente a serem líderes, tendem a unir-se com os indivíduos cujo DNA está associado com serem seguidores.

James Fowler e seus colegas asseguram que os genes podem formar o ambiente social, o que poderia afectar o comportamento humano. Segundo indicam neste trabalho, a influência genética sobre as relações sociais podem ter sido relevantes na evolução humana.

Fonte: www.elmundo.es


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: