Publicado por: falmeida222 | Janeiro 25, 2011

Coud Computing!

O conceito Cloud Computing é um dos conceitos em destaque nas TI. Está em marcha uma onda concertada para massificar a utilização da computação na nuvem, vulgo Cloud Computing.

Mas o que é o Cloud Computing?

 

Hoje em dia emergem cada vez mais serviços na Cloud, abrangendo variados tipos de serviço, desde aplicação, armazenamento até serviços de correio electrónico.

A Cloud

Embora pareça ser uma tecnologia recente, não o é. Esta tecnologia começou a ser investigada em 1960 por John McCarthy, grande impulsionador desta tecnologia. Tendo em conta que o início desta investigação começou já  há cerca de 40 anos, o seu sucesso é mais recente, tendo a Amazon um papel importantíssimo na sua evolução. Em termos comparativos sem esta tecnologia a Amazon apenas utilizava 10% da sua capacidade, deixando espaço para a potencial ocorrência de picos ocasionais.

A partir de 2007, grandes empresas como a Google, Microsoft e IMB vêm desenvolvendo várias pesquisas nesta tecnologia, conseguindo um crescimento brutal.

 

O Que é o Cloud Computing?

Consiste na gestão e oferta de aplicações, dados e informação como um serviço, que é fornecido pela Internet. Este serviço fornece a utilização de memória, armazenamento e cálculo através de computadores e servidores partilhados e interligados pela rede.

Este serviço pode ser utilizado em qualquer lugar, a qualquer altura, sem necessidade de Hardware específico e sem necessidade de armazenamento. Sendo o pressuposto desta tecnologia o acesso rápido e fácil através da rede.

 

Exemplos de Serviços Cloud

Hoje em dia emergem cada vez mais serviços na Cloud, abrangendo variados tipos de serviço, desde aplicação, armazenamento até serviços de correio electrónico.

Armazenamento de Dados:

Um dos serviços que cresceu com o Cloud Computing foi o armazenamento de dados na internet. Este serviço é bastante interessante porque permite guardar ficheiros como música, vídeos, imagens e documentos on-line, permitindo o seu acesso em qualquer lugar e a qualquer hora. Em termos de segurança, estes serviços garantem mecanismos para que cada utilizador aceda apenas aos seus ficheiros, não a ficheiros de outros utilizadores.

Alguns exemplos são o S3 da Amazon, o SkyDrive da Microsoft, o Dropbox, o Humyo, entre outros, havendo alguns serviços que são pagos e outros que são disponibilizados gratuitamente.

Trabalho Corporativo:

Há ocasiões em que, quando criamos um documento, precisamos da opinião dos nossos colegas quer seja no trabalho ou nos estudos. O correio electrónico é uma opção mais demorada porque têm de enviar o documento e esperar resposta, e assim sucessivamente até existir um acordo.

Este serviço vem alterar isso, pois oferece aos utilizadores uma forma de tornar essa tarefa mais simples. Este serviço permite a um grupo de utilizadores trabalharem num mesmo documento ou projecto em tempo real, tornando o que, pelo método de envio de e-mails, demoraria dias ou semanas, simples e rápido, ficando pronto em algumas horas. A empresa Google foi a pioneira neste tipo de serviços criando, em 2009, o Google Wave.

Alguns exemplos são como referidos, o Google Wave, Spicebird, Mikogo, Stikxy, Vyew, entre outros.

 

Escritório Virtual:

Ao invés do incómodo que é instalar os programas necessários para criar documentos de texto, apresentações, documentos de cálculo, entre outros, trabalhar com estas aplicações na internet é uma inovação fantástica. As principais vantagens destes serviços são a acessibilidade, o armazenamento na rede, potenciar o trabalho corporativo e, principalmente, a inexistência de aplicações no nosso computador.

Alguns dos exemplos destes serviços são o Google Docs, Ajax13, ThinkThree e o Microsoft Office Live.

 

Poder de Processamento:

Já pensou ter servidores, aplicações, equipamentos de rede, entre outros sem a necessidade de os comprar, e tudo num só serviço na rede? Estes serviços permitem ao utilizador, sempre que precise de processamento extra, ter acesso ao mesmo num só local na rede.

 

Alguns exemplos destes serviços são o Windows Azure da Microsoft, o EC2 da Amazon EC2, o AbiCloud, Elastichosts e o serviço Nebula da NASA.

 

 

Segurança na Cloud:

Dois grandes serviços de segurança na Cloud são o Cloud Email Protection e o Cloud Internet Protection, ambos da empresa Panda. O Cloud Email Protection tem como objectivo a gestão de utilizadores e sincronização de dados via LDAP e SMTP.

O Cloud Internet Protection tem como objectivo a monotorização e controlo de protocolos P2P, e ainda disponibiliza protecção contra falhas dos browsers.

Fonte: Peopleware.com


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: