Publicado por: falmeida222 | Fevereiro 17, 2011

Estreias da Semana:”SANCTUM”;”BUDAPESTE”;”DESPOJOS DE INVERNO”;”INDOMÁVEL”;”TÓQUIO!”

SANCTUM
M12|ACÇÃO, AVENTURA, DRAMA, THRILLER
|EUA

Realizador: Alister Grierson
Argumento: John Garvin, Andrew Wight
Intérpretes: Rhys Wakefield, Allison Cratchley, Christopher Baker, Richard Roxburgh, Ioan Gruffudd, Dan Wyllie, Allison Cratchley, Cramer Cain
IMDB: 5,6 /10 (2 683 votos)

“Sanctum”, que conta com a produção executiva de James Cameron, é um thriller em 3D que conta com Richard Roxburgh, Ioan Gruffudd, Alice Parkinson e Rhys Wakefield nos principais papéis. O filme é baseado numa história verídica de uma equipa de mergulho subaquática que tenta escapar com vida de uma exploração a uma gruta nunca antes explorada. “Sanctum” foi filmado em Queensland, na Austrália e recorre à mesma tecnologia em 3D usada em “Avatar”.

O mergulhador Frank McGuire (Richard Roxburgh) já explorou as grutas da “Esa-ala” no pacífico sul durante vários meses.

No entanto, quando a saída das mesmas é cortada devido a uma inundação, a equipa de Frank, incluindo o seu filho de 17 anos, Josh (Rhys Wakefield) e o financiador Carl Hurley (Ioan Gruffudd) são forçados a mudar radicalmente os seus planos.

Com os suplementos alimentares a diminuírem, a tripulação tem de navegar através de um labirinto submerso. Porém, rapidamente se coloca a questão: conseguirão sobreviver ou ficarão para sempre presos?

BUDAPESTE
M12|DRAMA, ROMANCE
|BRASIL|113m

Realizador: Walter Carvalho
Argumento: Rita Buzzar, Chico Buarque de Hollanda
Intérpretes: Leonardo Medeiros, Gabriella Hámori, Giovanna Antonelli, András Bálint, Andrea Balogh, Nicolau Breyner, Ivo Canelas, Péter Kálloy Molnár, Antonie Kamerling
IMDB: 6,2 /10 (163 votos)

“Budapeste” é uma adaptação do livro homónimo escrito por Chico Buarque, cuja história é centrada no personagem carioca, José Costa, que trabalha como ghost-writer. No filme, quando Costa volta do Congresso de Escritores Anónimos, em Istambul, uma ameaça de bomba obriga o seu voo a fazer uma aterragem forçada em Budapeste. Desde o primeiro momento na cidade, apaixona-se pelo idioma húngaro. De regresso ao Rio, reencontra a sua mulher Vanda, uma famosa apresentadora de telejornal, e o seu filho. Mas o casamento deteriora-se e, cada dia mais infeliz, ele passa a murmurar o húngaro, enquanto dorme…

Quando Costa, já bem sucedido como escritor-fantasma, volta do Congresso de Escritores Anónimos, em Istambul, uma ameaça de bomba obriga o seu voo a fazer uma aterragem forçada em Budapeste. Desde o primeiro momento na cidade, apaixona-se pelo idioma húngaro, a única língua que o Diabo respeita.

De regresso ao Rio, reencontra a sua mulher Vanda, uma famosa apresentadora de telejornal, e o seu filho. Mas o casamento deteriora-se e, cada dia mais infeliz, ele passa a murmurar o húngaro, enquanto dorme.

Numa última tentativa de salvar o seu casamento no Rio, Costa começa a escrever autobiografias. Tenta através das vidas de outras pessoas, acalmar a sua insatisfação, o seu tédio.

O seu grande best-seller é um livro chamado “O Ginógrafo”, que narra as aventuras amorosas de um alemão, Kaspar Krabbe, no Brasil, visto como uma visão do paraíso. Vanda acaba por se apaixonar por Kaspar, pois pensa ser ele o verdadeiro autor do genial livro.

Pela primeira vez, Costa se sente traído e completamente ressentido com a sua profissão de ghost-writer. Resolve fugir para Budapeste e construir um novo personagem para si, uma nova história.

Aí, conhece Kriska, uma professora de húngaro. Uma mulher de 30 anos, divorciada e mãe de um menino, Pisti. Através dela e do seu amor, torna-se o húngaro Zsoze Kósta e inicia, lá também, a sua carreira como escritor-fantasma. Mais uma vez, escreve, com mestria, teses, contos, e até poesias.

DESPOJOS DE INVERNO
M12|DRAMA, THRILLER
|EUA|100m

Realizador: Debra Granik
Argumento: Debra Granik, Anne Rosellini
Intérpretes: Jennifer Lawrence, John Hawkes, Kevin Breznahan, Dale Dickey, Garret Dillahunt, Shelley Waggener, Lauren Sweetser, Casey MacLaren
IMDB: 7,4 /10 (16 937 votos)

“Despojos de Inverno”, de Debra Granik foi um dos grandes vencedores da última edição do Festival de Sundance. O filme venceu o Grande Prémio do Júri para Filme Dramático e o Prémio Waldo Salt para Argumento. O filme, baseado no livro de Daniel Woodrell, segue a história de uma rapariga que procura o seu pai desaparecido, um traficante de drogas.

A viver nas montanhas Ozark, no estado norte-americano do Missouri, com um pai traficante de drogas e uma mãe incapacitada devido a uma depressão profunda, Ree Dolly (Jennifer Lawrence), de 17 anos, é a alma da família e o único apoio de Sonny (Isaiah Stone) e Ashlee (Ashlee Thompson), os seus irmãos mais novos.

O seu pai, depois de dar a casa como fiança num negócio obscuro, desapareceu sem deixar rasto e é procurado pela polícia.

Agora, para não perder a casa onde vive, Ree terá de encontrar o pai, nem que para isso tenha de percorrer todos os recantos das montanhas.

Nessa busca incessante pelos lugares prováveis e improváveis, todos a tentam dissuadir, mas a rapariga tem um único objectivo em mente: proteger a sua família, custe o que custar.

Adaptação do romance homónimo do escritor americano Daniel Woodrell, o filme tem a realização de Debra Granik (“Down to the Bone”) e está nomeado para quatro Óscares: melhores filme, actriz (Jennifer Lawrence), actor secundário (John Hawkes) e argumento adaptado (Debra Granik e Anne Rosellini).

 

INDOMÁVEL
M12|AVENTURA, DRAMA, OESTE
|EUA|110m

Realizador: Ethan Coen, Joel Coen
Argumento: Ethan Coen, Joel Coen
Intérpretes: Jeff Bridges, Matt Damon, Hailee Steinfeld, Josh Brolin, Barry Pepper, Dakin Matthews, Jarlath Conroy, Paul Rae, Bruce Green
IMDB: 8,1 /10 (30 783 votos)

“Indomável”, o novo filme de Joel e Ethan Coen, abriu a edição de 2011 do Festival de Cinema de Berlim. É baseado em “True Grit”, um drama passado no oeste americano, escrito por Charles Portis. Em 1969, Henry Hathaway adaptou o livro ao cinema, “Velha Raposa”, com John Wayne, Robert Duvall e Dennis Hopper – o filme deu o Óscar a um John Wayne já minado pelo cancro. Do elenco de luxo fazem parte Jeff Bridges, Matt Damon, Josh Brolin e Barry Pepper e a estreante Hailee Steinfeld.

Mattie Ross (Hailee Steinfeld) é uma jovem de 14 anos cujo pai foi morto a sangue frio pelo cobarde Tom Chaney (Josh Brolin) e que está determinada a levá-lo à justiça.

Com a ajuda de um conflituoso e alcoólico U.S. Marshal, Rooster Cogburn (Jeff Bridges), ela prepara-se, ignorando as reservas do próprio Rooster, para caçar Chaney.

O sangue do seu pai exige que persiga o criminoso até território Índio e o encontre antes que um Texas Ranger, chamado LaBoeuf (Matt Damon), o apanhe e leve de volta para o Texas, para ser julgado pela morte de outro homem.

Realizado pelos irmãos Coen, uma readaptação do romance “True Grit”, escrito por Charles Portis com o Oeste americano como pano de fundo.

Henry Hathaway adaptou, em 1969, o livro ao cinema com John Wayne, Robert Duvall e Dennis Hopper nos principais papéis valendo o Óscar a Wayne. Nomeado para dez Óscares, entre os quais melhores filme, realizador, actor (Bridges), actriz secundária (Steinfeld) e argumento adaptado (Ethan e Joel Coen).

TÓQUIO!
M12|COMÉDIA, DRAMA
|FRANÇA

Realizador: Joon-ho Bong, Leos Carax
Argumento: Joon-ho Bong, Leos Carax
Intérpretes: Ayako Fujitani, Ryo Kase, Ayumi Ito, Nao Ohmori, Satoshi Tsumabuki, Ken Mitsuishi, Yuno Iriguchi, Rie Minemura, Ben Himura
IMDB: 7,0 /10 (2 896 votos)

O filme “Tóquio!” divide-se em três histórias, cada uma com a sua visão única sobre uma cidade fascinante. Histórias peculiares que conduzem o espectador por recantos pouco conhecidos de Tóquio, na companhia de um jovem casal teimoso, um bizarro homem dos esgotos e um homem habituado à reclusão forçado a sair do seu esconderijo para encontrar a entregadora de pizzas por quem se apaixonou.

Uma cidade, três realizadores, três histórias, três visões do mundo.

Tóquio visto pelos olhos de Michel Gondry (“O Despertar da Mente”, “A Ciência dos Sonhos”, “Green Hornet”), Léos Carax (“Pola X”, “Os Amantes da Ponte Nova”) e Bong Joon-ho (“Gwoemul”, “Mother – Uma Força Única”).

Os recantos menos conhecidos daquela cidade e as suas personagens inverosímeis: um jovem e estranho casal a viver as suas amarguras, um homem dos esgotos que se vê numa situação imprevista, um homem isolado que, por força do amor, se obriga a sair da reclusão.

Três exemplos que propõem a reflexão: seremos moldados pela cidade ou seremos nós quem molda a cidade onde vivemos?

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: